aricia motta nutrição carnitina emagrecer saúde

Carnitina para emagrecer? Sim ou não?

A L-carnitina é uma molécula sintetizada naturalmente pelo nosso organismo a partir dos aminoácidos essenciais lisina e metionina. A substância participa no carreamento de ácidos graxos de cadeia longa do citoplasma da célula para serem oxidados na mitocôndria.

Por ser considerada uma substância limitante no transporte de ácidos graxos para a oxidação lipídica, muitos pacientes que anseiam emagrecer, ingerem a L-carnitina na forma de suplementos com a esperança de aumentar a quantidade da substância nos músculos, e assim, “queimar mais gordura”.

Mas será que isso ocorre?

Infelizmente, não!!! Vários estudos já demonstraram que a ingestão oral isolada do suplemento de L-carnitina, não aumenta sua concentração nos músculos de indivíduos saudáveis (sem deficiências na produção endógena), e nem aumenta a taxa de beta oxidação.

Um trabalho de 2011 (Wall, et al), conseguiu demonstrar um discreto aumento da concentração de L-carnitina muscular através da suplementação. Porém, o protocolo seguido pelos indivíduos do estudo é inviável, principalmente para quem deseja emagrecer. O método utilizado foi a ingestão de L-carnitina 2 x ao dia conjugada com uma bebida rica em carboidratos simples (80g por vez).

Uma dica que dou é: não consuma suplementos sem a devida prescrição e orientação com a esperança de emagrecer! A obesidade é considerada uma doença inflamatória silenciosa e, como qualquer outra doença, necessita de tratamento com profissional capacitado. Boa noite!

#Nutrição #NutriçãoEsportiva #EquipeAríciaMotta #AríciaMottaNutrição #NutriçãoBaseadaEmCiência #NutrindoRelacionamentos #IntegridadeEmNutrição #BoaNoite #Coaching #CoachingNutricional #PeakPerformanceNutrition #Energia #AlimentaçãoSaudável #EatRight #MassaMuscular #Desempenho #Rendimento #Carnitina #L-Carnitina #Oxidação #Gorduras #Lipídeos

Leave a Comment