Arícia Motta Nutrição - Introdução Alimentar

Como fazer uma boa introdução alimentar para os bebês

A introdução alimentar é o momento em que as mamães apresentam os alimentos aos seus filhos! Ela deve acontecer quando a criança está por volta dos 6 meses de vida e ser de forma lenta e gradual, com a manutenção da amamentação até, aproximadamente, os 2 anos de vida.

Isso porque, a partir dos 6 meses, as necessidades nutricionais da criança já não são mais atendidas só com o leite materno, embora ele ainda seja uma importante fonte de nutrientes e calorias.

Pensando nisso, eu trouxe algumas dicas básicas para que esse momento seja tranquilo e realmente ensine o seu filho a ter uma boa alimentação por toda a vida!

– No início, os alimentos complementares podem ser oferecidos 3 vezes ao dia, pois contribuem para o fornecimento de energia, proteína e micronutrientes.
– Como o paladar do pequeno se forma a partir desse momento, ofereça uma alimentação o mais variada (e natural) possível e não desanime-se caso a criança não goste de algum alimento de cara! Isso é absolutamente normal! É preciso ter persistência!
– Evite oferecer iogurtes, petit suisse, macarrão instantâneo, chocolates, biscoitos, sucos e néctares industrializados, salsicha, presunto e outros alimentos industrializados ao seu filho.
– As papinhas devem ser consistentes! Não bata nenhum tipo de papinha no liquidificador ou passe-a na peneira e ofereça-a para a criança com uma colher. No caso dos líquidos, ofereça com um copo, para que a criança já vá se acostumando.
– Ofereça água à criança, a mais limpa possível!
– Não desenvolva técnicas de gratificação ou coercitivas (castigos) para que seus filhos comam. Estimule as crianças com seus próprios hábitos! Afinal, dar o exemplo é a melhor pedida.

#Nutrição #NutriçãoEsportiva #EquipeAríciaMotta #AríciaMottaNutrição #NutriçãoBaseadaEmCiência #NutrindoRelacionamentos #IntegridadeEmNutrição #BoaNoite #Coaching #CoachingNutricional #PeakPerformanceNutrition #Energia #AlimentaçãoSaudável #AlimentaçãoComplementar #NutriçãoMaternoInfantil

Leave a Comment