Como ganhar massa magra?

O aumento da quantidade de massa muscular e a redução da gordura corporal, é um desejo em comum de grande parte da população, não só por questões estéticas, mas também por ser um bom preditor de saúde e determinante do desempenho em vários esportes.

Por isso, a pedidos, veja algumas dicas para ganhar massa magra:

– Orientação e/ou supervisão de um Profissional de Educação Física: um treino periodizado e orientado é o primeiro passo para alcançar seu objetivo de hipertrofia muscular. Portanto, não treine com fichas generalizadas baixadas da internet.

– Disponibilidade de aminoácidos essenciais: eles são os principais substratos utilizados na síntese proteica, formando novos tecidos musculares. Os aminoácidos essenciais poderão vir da clara do ovo, do frango, do filé bovino, da albumina, do whey protein, entre outros, todos com respostas similares. Lembre-se que não existem alimentos milagrosos para esse fim.

– Energia para síntese muscular: para que a hipertrofia ocorra, é necessário um balanço energético diário positivo. E, nos casos em que o indivíduo possui sobrepeso ou obesidade, também é possível o aumento da massa muscular mesmo com um pequeno déficit calórico.

– Ingestão de micronutrientes: mesmo sendo imprescindíveis na hipertrofia muscular, muitas vezes o consumo dos micronutrientes são esquecidos pelos desportistas. Por isso, aposte em uma alimentação diversificada!

– Carboidratos: eles também desempenham um importante papel no fornecimento de energia para a realização de um bom treino. O tipo de carboidrato dependerá das suas individualidades e composição da dieta.

– Descanso: nesse período, é quando ocorre o processo de reparação das fibras miofibrilares microlesionadas no treino e, consequentemente, a médio e longo prazo, a hipertrofia muscular. Por isso, treinar demasiadamente em altas intensidades e não respeitar o descanso, pode gerar estagnação dos resultados.

Boa noite!

Leave a Comment