O que significa desnutrição?

O que significa desnutrição? Ela está presente apenas em pessoas abaixo do peso?

A desnutrição é uma condição clínica deletéria que atinge muitas pessoas em todo o mundo, sendo caracterizada por um desbalanço nutricional no indivíduo. Normalmente, quando imaginamos alguém com desnutrição, logo enxergamos uma pessoa com baixo peso e com a alimentação restrita, devido à pobreza extrema e/ou falta de acesso aos alimentos e água potável. Ou, no caso da desnutrição clínica, a presença de alguma patologia que influencie a redução da ingestão alimentar/absorção de nutrientes.

Porém, essas não são as únicas formas de desnutrição! Existem indivíduos com sobrepeso e obesidade que também sofrem dessa mesma condição clínica. Nesses casos, o problema não é a falta de calorias advindas da dieta, mas sim o baixo valor nutricional dos alimentos consumidos – poucas frutas, hortaliças, cereais integrais, leites e derivados, carnes, nozes e castanhas – o que pode gerar a deficiência de macro e micronutrientes e, consequentemente, à médio e longo prazo, isso pode aumentar os riscos de diversas doenças, principalmente as infecto-contagiosas.

Os principais sintomas da desnutrição são cansaço e falta de energia, falta de concentração, diarreia, demora na recuperação de treinos e cicatrização de feridas, irritabilidade e redução do sono.

Portanto, se você sofre com algum desses sintomas e possui uma alimentação desbalanceada e monótona, saiba que a nutrição pode desempenhar um papel importantíssimo para melhora da sua saúde. Procure um Nutricionista e saiba mais!

#Nutrição #NutriçãoEsportiva #EquipeAríciaMotta #AríciaMottaNutrição #NutriçãoBaseadaEmCiência #NutrindoRelacionamentos #IntegridadeEmNutrição #BoaNoite #Coaching #CoachingNutricional #PeakPerformanceNutrition #Energia #AlimentaçãoSaudável #EatRight #Desnutrição #Kwashiorkor #Marasmo #Proteínas #Vitaminas #Minerais

Tags: No tags

Leave a Comment