8 de agosto – Dia Nacional de Combate ao Colesterol

Para uma vida mais saudável, siga nossas dicas e repense o que você tem colocado em seu prato:


v  Evite as preparações ricas em gordura, dar preferência aos alimentos assados, cozidos e grelhados.
v  Utilize os óleos de origem vegetal para o preparo das refeições, como óleo de soja, óleo de canola, óleo de girassol e azeite de oliva com moderação, evitando as gorduras de origem animal como a banha.
v  Evite consumir azeite de dendê, leite de coco, coco e preparações com coco.
v  Substitua o consumo de queijos, requeijão, iogurtes e leite integral por suas versões light/desnatado (isentas ou com teores reduzidos de gordura).
v  Dê preferência as carnes magras como peixes, frango sem pele e aos cortes magros de carne bovina, sempre retire a gordura aparente das carnes.
v  Consuma peixe pelo menos 1 vez na semana, esses são alimentos ricos em ácidos graxos poliinsaturados (ômega-3), principalmente cavala, sardinha, salmão e arenque.
v  Evite temporariamente o consumo de frutos do mar, especialmente o camarão.
v  Evite alimentos gordurosos como lingüiça, bacon, presunto, mortadela e outros.
v  Ao temperar os vegetais da salada, dê preferência aos temperos como: vinagre, limão, cheiro verde e evite utilizar óleo ou molhos a base de maionese e/ou creme de leite.
v  Evite sobremesas que têm grande concentração de gordura como sorvetes, preparações a base de creme de leite e com grande quantidade de ovos (com gema).
v  Aumentar a ingestão de alimentos ricos em fibras, como os folhosos, as frutas com casca, semente de linhaça dourada e os cereais integrais (arroz integral, aveia em flocos).
Abraços,
Arícia Motta Arantes Lustosa
Nutricionista CRN1 1408

Tags: No tags

Leave a Comment