post aricia motta nutrição - álcool

Como a bebida alcoólica pode interferir em seus ganhos

Se tem algo que não combina com o ganho de massa muscular e aumento da performance esportiva, é o álcool. É sabido que a ingestão aguda e crônica de bebidas alcóolicas, principalmente em excesso, afeta muitos aspectos do metabolismo, a função neural, a fisiologia cardiovascular, a termorregulação e pode causar miopatias dos músculos esqueléticos.

Veja algumas maneiras que o álcool pode interferir em seus ganhos:

Estresse oxidativo: a prática de exercícios físicos, além de aumentar a capacidade antioxidante do nosso organismo, também aumenta a produção de radicais livres. Portanto, normalmente, há um equilíbrio entre ambos para o controle do estresse oxidativo. Mas, com a ingestão de álcool a produção de radicais livres aumenta ainda mais, o que pode causar um desbalanço e afetar a recuperação muscular do desportista, atrapalhando o anabolismo.

Desidratação: o etanol possui a capacidade de inibir o ADH (hormônio anti-diurético). Essa ação faz com que a diurese fique aumentada, e com ela há a perda de eletrólitos importantes para o desportista. E mais: o etanol é considerado um vasodilatador periférico, o que aumenta a perda hídrica através da evaporação, agravando ainda mais a desidratação pré-existente. Alguns estudos já demonstraram que o consumo de etanol reduz a tolerância ao exercício.

-Nutrição: grande parte das bebidas alcóolicas fornecem calorias vazias. Com isso o indivíduo atinge suas necessidades diárias de energia, sem suprir as necessidades de macros e micronutrientes para uma boa saúde e recuperação muscular.

Metabolismo energético: além de reduzir a síntese e armazenamento do glicogênio muscular, a ingestão de etanol em períodos próximos aos treinos pode gerar uma hipoglicemia induzida.

#Nutrição #NutriçãoEsportiva #EquipeAríciaMotta #AríciaMottaNutrição #NutriçãoBaseadaEmCiência #NutrindoRelacionamentos #IntegridadeEmNutrição #BoaNoite #Coaching #CoachingNutricional #PeakPerformanceNutrition #Energia #AlimentaçãoSaudável #Álcool #Bebidas #Performance #Músculos #Desenvolvimento

Leave a Comment