Pergunta do Internauta: utilização do mineral Cromo

Pergunta enviada por Ariane de Oliveira Ferreira, graduanda do 9° período de Nutrição pela UFG e estagiária do Portal Nutrição em Foco.

O cromo é um mineral essencial na nutrição humana e atualmente tem sido muito utilizado por praticantes de atividade física para aumento de massa magra e redução de tecido adiposo. Sendo assim, qual deve ser a conduta de um profissional nutricionista diante da utilização desse tipo de suplemento? E quais seriam as quantidades mais recomendadas para um consumo saudável?

Cara Ariane,

o Cromo é mesmo um mineral essencial nos processos metabólicos relacionados a carboidratos, lipídios e proteínas. Graças a esta característica ele vem ao longo de muitos anos sendo utilizado por praticantes de atividades físicas com fins estéticos. O fato é que o Cromo só exercerá os seus efeitos em casos de deficiencia. A deficiência costuma estar presente em praticantes que apresentam baixa ingestão de alimentos integrais, elevado consumo de açúcares ou prática regular e especialmente intensa de exercícios. Em minha prática clínica, só suplemento Cromo após identificação da carência através de exames bioquímicos.

Quanto à prescrição, o mais recomedável é 200mcg/dia na forma de Nicotinato de Cromo. Vale ressaltar que o Cromo é altamente tóxico e que doses elevadas podem causar alterações de DNA. Então, moderação!

um grande abraço,

Arícia Motta.

—————————–
Tem dúvidas sobre nutrição? Envie-nos sua pergunta para o e-mail contato@ariciamotta.com.br que responderemos assim que possível.

Um abraço e até a próxima!
Tags: No tags

Leave a Comment