suplementaçao cafeina

Suplementação de cafeína: quem já consome café diariamente realmente se beneficia?

No meio esportivo, a suplementação de cafeína é uma estratégia bastante comum para melhora de performance. A substância é uma das poucas que realmente possui efeito ergogênico na prática de exercícios físicos, e são vários os estudos comprovando sua eficácia.

Entretanto, existe uma preocupação de que os atletas que consomem café diariamente, não se beneficiam do seu efeito ergogênico ou teria sua resposta reduzida. E a explicação utilizada como resposta a esse efeito é a de que o consumo crônico de café dessensibilizaria os receptores de adenosina, deixando de inibi-los e não melhorando o desempenho.

Porém, um trabalho recente realizado por pesquisadores da USP, demonstrou que a suplementação de cafeína em ciclistas que consumiam alta quantidade de café diariamente (cronicamente), melhorou o desempenho na mesma magnitude de que ciclistas que consumiam pouco a bebida.

Segundo essa evidência, parece que o consumo crônico de café não interfere na ergogênese da suplementação com cafeína, mas ainda são necessários mais estudos.

A cafeína como qualquer outro suplemento alimentar pode trazer riscos à saúde, se utilizada de maneira inadequada. Portanto, converse com seu Nutricionista e atualize-se!

#Nutrição #NutriçãoEsportiva #EquipeAríciaMotta #AríciaMottaNutrição #NutriçãoBaseadaEmCiência #NutrindoRelacionamentos #IntegridadeEmNutrição #Coaching #CoachingNutricional #PeakPerformanceNutrition #Energia #AlimentaçãoSaudável #Cafeína #Performance #Café #Desempenho

Leave a Comment