dicas-para-dormir-bem21.jpg

Sono x peso corporal

O tempo e a qualidade de sono pode influenciar diretamente no seu peso corporal. Essa afirmação vem sendo confirmada por estudos ao longo dos anos. Uma noite saudável de sono parece ser aquela com duração média de 6 a 8 horas e parece minimizar os efeitos negativos sobre a manutenção do peso e composição corporal.

As pesquisas indicam que pessoas que dormem menos que 6 e mais que 8 horas tem uma maior dificuldade de reduzir e também de manter o peso corporal. Tal fato estaria ligado aos níveis de estresse, visto que a privação ou a má qualidade do sono agem como fator estressante para a maioria dos indivíduos.

O descanso insuficiente durante o sono altera os mecanismos de saciedade do organismo. Nessas situações ocorre aumento na produção de grelina que é um dos hormônios responsável pelo estímulo de fome, e em adição diminui o hormônio leptina que gera estímulo de saciedade. A associação destes fatores leva a um consumo energético excessivo que pode favorecer o acúmulo das reservas de energia, ou seja, gordura corporal.

As alterações geradas pela deficiência no sono não se restringem as quantidades de alimentos consumidos, visto que também ocorre uma modificação na qualidade da alimentação. Há uma predileção por alimentos altamente palatáveis e com alta densidade energética, especialmente aqueles ricos em carboidratos simples. É comum a alteração do padrão alimentar do indivíduo, reduzindo a ingestão de alimentos pela manhã e concentrando o consumo energético nas refeições noturnas. Já observou que quando dorme menos horas durante a noite seu apetite matinal está reduzido e tem mais vontade de comer alimentos ricos em açúcar?

As informações acima foram limitadas a influência da deficiência de sono no emagrecimento, mas é importante ressaltar que isso pode impactar de forma negativa também sobre o envelhecimento precoce, saúde cardiovascular e até mesmo na hipertrofia muscular.

E você? Tem dormido suas 6 a 8 horas de sono?

Post by Allys Vilela

Tags: No tags

Leave a Comment